terça-feira, 20 de julho de 2010

Vitão e seu valt

Este blog fala bastante de Star Wars, mas são os fãs que fazem tudo isso possível, e por isso vou começar a dedicar um espaço para os fãs, e ninguém melhor pra começar do que o Vitão.
A primeira vez que conversei com ele foi na fila da Exposição Star Wars, e de cara já vi que o maluco era gente fina, mas só depois eu vi o valt, e literalmente fiquei de queixo caído, nunca vi tanta coisas, e ainda mais sobre a Natalie Portman... mas vamos ver o que o Vitão tem a nos contar.

Vitão, como primeira pergunta, como vc começou a gostar de Star Wars, ou melhor, quando vc percebeu que era um fã de Star Wars?
Bom... desde criança eu gostava de filmes e seriados espaciais,naves,raios laser e de filmes de capa e espada, aí em 1978 apareceu nos cinemas um filme chamado “Guerra nas estrelas”, claro que eu fui assistir. Eu era jovenzinho, tinha 15 anos. E fiquei grudado na poltrona quando logo no começo do filme aparece aquela nave imensa tomando toda a tela... e fui me impressionando cada vez mais com o filme e sua estória e personagens. Lembro que saí do cinema meio tonto, extasiado, feliz. Com certeza foi nesse momento que percebi que gostei de Star Wars e virei fã. Só que não pensei que haveria um segundo filme, um terceiro... uma saga! Mas não havia com quem conversar a respeito, não havia material algum disponível e se havia, eu não conhecia ou não podia comprar. Só quando comecei a entrar nesse mundo da internet, em 2002 é que fui pesquisar a respeito de Star Wars e encontrei o grupo de fãs chamado Conselho Jedi São Paulo. Assim me firmei como um fã de Star Wars ou como conheci: Guerra nas Estrelas.

E o valt? Como ele começou?
Olha, foi meio sem querer. Foi acontecendo. Explico: No segundo semestre de 2002, entrei numa papelaria para comprar algum material necessário e dei de cara com uns cadernos pretos de Star Wars com um personagem na capa. Pirei! Tive de comprar um. Sou fã de Star Wars! Infelizmente eu estava naquele ano um pouco sem grana... e só pude comprar o caderno do Obi-Wan Kenobi; tinha outros personagens mas tive de escolher um. Ái que vontade de comprar vários! Mas não foi possível. Guardei o caderno, sem saber no que usá-lo, tinha de ser algo especial, afinal era de Star Wars e as páginas eram pretas, precisaria uma caneta especial. Decidi não usar para outro assunto e passei a fazer anotações do site do Conselho Jedi São Paulo que eu havia me cadastrado a pouco e da lista de bate papo. Começei a escrever com a caneta branca nas primeiras páginas sobre a saga, sobre eu ter ido assistir ao filme no cinema e colei uns recortes de revista. Fui escrevendo mais coisas, colando mais recortes, e chegou a Jedicon 2003. Colei o folder do evento, e comecei a pedir autógrafos, principalmente dos fantasiados como se eles fossem os atores. Acho que gostaram, pois ninguém se negou a autografar meu caderno. Nessa convenção consegui os autógrafos da Lu Costa, Silvia Penhalbel, Fábio Barreto, Hermes Barreto, Flávio Teixeira, Alexandro, Júnior, Aline, Marcelo Forchin, Victor Ferreira, Norberto Silva, Yuri e Silvia Reis.
Quando as fotos do evento foram reveladas, eu tirei cópia Xerox colorida e recortei e colei ao lado dos autógrafos. Pronto! Começou a parecer um caderno de recordações dos eventos e coisas de Star Wars. A cada evento eu guardava os folhetos, braceleiras, cartões, fotos, e o que fosse possível. Mas não estou lembrado quem comparou esse caderno com o famoso livro chamado Valt – uma coleção de informações, entradas, tikets, fotos e coisas assim. Será que foi o Marcelo Forchin que começou a chamar de Valt do Vitão? Nem lembro. Bom momento para perguntar e descobrir.

Do seu valt, o que vc gosta mais?
Puxa, é difícil escolher uma coisa só! Eu gosto bastante do tiket de entrada da Exposição Brasil no Ibirapuera, do rótulo do pote de pashoka rholha que levei na Jedicon 2008, do Vader que colei na contra capa com uma frase, das fotos do Qui-Gon e da Padmé Amidala, dos autógrafos do pessoal de 2003, das páginas dedicadas somente a cenas de cada episódio, do marca página escrito: assistir ep III com a galera do CJSP não tem preço!, dos desenhos que alguns fizeram no caderno, das dedicatórias e palavras de carinho que escreveram para mim, do autógrafo do ator Jeremy Bulloch, que interpretou o Boba Fett, e das fotos que tirei no meio dos amigos fãs como eu e dos passeios e encontros do esquadrão balzac, um grupo dos mais velhinhos. Em 2009, tive de comprar outro caderno para continuar as anotações, mas não existe mais caderno de página preta, então o Valt do Vitão II é um caderno comum com a capa de Clone Wars.


2 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaaaaaahhh não acredito... saudades Vitão....

    Bjos

    Ju

    ResponderExcluir
  2. Vitão foi a primeira pessoa que eu conheci numa Jedicon !!! O Bibliotecário do Balzac Squadron !!! Figura queridíssima !!!

    ResponderExcluir